Outras fotos e depoimentos

Livia Garcez - Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo/RS - 18 abril 2024

Elis Borguetti Soder e Mariana Barbosa Prestes alunas do Curso de Psicologia da UPF/RS - Em visita ao Memorial no dia 18 abril 2024.



"Nota: 100,  Fomos muito bem recebidos e esclarecidos"

Graciela Lorini


"Ter visitado O Memorial me possibilitou compreender alguns recortes da história desse Hospital, do trabalho das pessoas e das vivências dos pacientes que por ali passaram. 
Cada sala estava muito bem organizada e catalogada, trazendo sensações e emoções muito amplas e diversas, instigadas desde a beleza das telas do artista plástico Marco Antônio, as coisas do cotidiano em exposição e parte documental, até recortes de terapias e equipamentos médicos, reconstruindo espaços, as possibilidades e caminhos utilizados ao longo dos anos em prol da saúde mental.  
Ficou representado também,  cooperação, trabalho pago e/ou voluntário de tantos profissionais, assim como um registro de pesquisa, terapias (algumas bastantes sombrias, é fato), de conhecimento médico científico, e pessoas debruçadas em buscar soluções para dores, que nem sempre são compreendidas pela população em geral, ou aceitas pela sociedade, em todos os tempos até os dias atuais.
Considero importante, tanto O Memorial como o próprio prédio antigo do hospital, serem preservados, e utilizados.
O Memorial é uma forma de agraciar todos esses anos de existência desde hospital,  manter viva sua história e tudo que é feito até hoje no Sao Pedro em prol da desmistificação da dor das doenças psiquiátricas e da "loucura".

Carmen S. Vilbert Machado


"Foi uma experiência muito rica e que irá ficar marcada em minha vida, pois foi um momento muito especial e importante no qual adquiri muito conhecimento".

Rebeca de Almeida






"Eu amei a visitação!  Muito massa o trabalho que vocês têm feito, nota 10!! Obrigada."

Isabella Falciano



"Gostei muito da visita, por meio do que nós foi ensinado pude voltar no tempo e ter um vislumbre de como era no auge do memorial
E entender a diferença e o avanço de um tratamento antigo e novo, a precariedade  e o depósito de antigamente era uma situação horrível e desumana.
O holocausto brasileiro deixou marcas, que irão se recuperar com o tempo".

Patrick Leão.














 
          27.10.2023 - Palestra no novo Auditório do Memorial - ESUCRI - Psicologia - Criciúma/SC






27.10.2023 - Palestra no novo Auditório do Memorial - ESUCRI - Psicologia - Criciúma-SC








Aline Silveira - Coordenadora Curso de Psicologia da URCAMP - BAGÉ/RS





Maiara Santos - Curso de Psicologia da UPF - Passo Fundo/RS  











Dennis Magalhães
MTE 18957 - CONRERP 1628
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon
Telefone/Whatsapp: (51)32401312

Nenhum comentário: